O que é SearchGPT? Tudo o que você precisa saber para ranquear no novo buscador da OpenAi
Escrito por Otto VargaO avanço da inteligência artificial está revolucionando diversos setores e os mecanismos de busca não são exceção. Com o lançamento do SearchGPT, ou ChatGPT search, um sistema de busca que integra o poder dos modelos de linguagem da OpenAI com informações em tempo real, a forma como buscamos e encontramos conteúdo online está mudando lentamente.
“Lentamente, como assim?” você pode estar se perguntando. Sim, pessoalmente acredito que essa será uma mudança lenta ao contrário do que muitos gurus do “fim do Google” e da “morte do SEO” afirmam. Mas isso não significa que não exista uma nova oportunidade de gerar mais tráfego e vendas para o seu negócio.
Depois de várias semanas estudando o que pude encontrar até agora sobre o SearchGPT, realizando testes e entendendo como ele pode afetar o posicionamento de alguns sites, desenvolvi este guia com tudo o que você precisa saber, até agora, sobre o SearchGPT: como ele funciona e como otimizar um site para aparecer no novo buscador da OpenAI.
Índice
O que é o SearchGPT?
Para entender como usar o SearchGPT a nosso favor, precisamos primeiro entender o que ele é afinal. O SearchGPT é um sistema de busca desenvolvido com base nos modelos de linguagem da família GPT (Generative Pre-trained Transformer), da OpenAI.
Diferentemente de mecanismos tradicionais como Google ou Bing, o SearchGPT utiliza inteligência artificial avançada para interpretar consultas complexas, fornecer respostas detalhadas e citar diretamente fontes confiáveis.
Esse buscador se destaca por combinar o processamento de linguagem natural com a capacidade de acessar informações em tempo real, criando uma experiência de busca inovadora, interativa e personalizada.
Para quem não é familiarizado com as IAs, seria como se você realizasse uma busca no Google, pegasse os principais resultados e pedisse para o ChatGPT resumir o texto dos sites com foco na palavra-chave da sua busca. Porém, ao invés de ter todo esse trabalho o SearchGPT já entregaria tudo pronto a partir de uma pergunta.
No que SearchGPT é diferente de um buscador comum?
Desde que o Google assumiu a liderança – e monopólio – dos mecanismos de busca a maioria funciona de forma semelhante, se baseiam em algoritmos que analisam palavras-chave, backlinks e diversos outros fatores de ranqueamento para classificar páginas com relação a determinado termo.
Já o SearchGPT, pelo que podemos estudar de seu funcionamento até agora, funciona com base em 4 pilares:
- Interpretação Contextual: O modelo entende perguntas complexas e nuances de linguagem podendo gerar respostas precisas para buscas complexas que envolvem diversas palavras-chave.
- Respostas Diretas: Em vez de apenas listar links, o Search GPT oferece respostas completas, baseadas nas melhores fontes disponíveis no momento.
- Citação de Fontes: Ele cita explicitamente os sites de onde extraiu informações, aumentando a transparência e gerando um grande oportunidade.
- Atualização Constante: Como está conectado a dados em tempo real, ele pode fornecer informações atualizadas.
Como o SearchGPT funciona?
Até agora sabemos que o funcionamento do Search GPT é baseado em tecnologias avançadas de inteligência artificial e aprendizado de máquina e com isso podemos resumir os principais componentes desse sistema:
Processamento de linguagem natural (NLP)
O NLP permite que o modelo compreenda e responda a perguntas de maneira semelhante a um ser humano. Ele interpreta consultas complexas, mesmo aquelas com ambiguidades, e entrega respostas claras e concisas.
Exemplo:
Pergunta: “Como otimizar meu site para aparecer no Search GPT?”
Resposta: O SearchGPT retornaria uma explicação detalhada com passos práticos e provavelmente não muito avançados, baseada nas melhores práticas sobre esse assunto.
Busca em tempo real
O SearchGPT se diferencia por acessar informações atualizadas em tempo real. Isso significa que ele pode fornecer dados sobre eventos recentes, resultados esportivos ou novidades de última hora, algo que mecanismos tradicionais podem não fazer com tanta eficiência.
Exemplo:
Pergunta: “Quem ganhou o jogo do Brasil hoje?”
Resposta: O SearchGPT retornaria o placar e detalhes do jogo, obtidos em tempo real.
Citação de fontes
Ao contrário de outros modelos de IA, que geram respostas sem atribuir créditos se você não solicitar, o SearchGPT cita explicitamente as fontes das informações, permitindo que os usuários verifiquem a veracidade e confiem no conteúdo.
Aprendizado contínuo
Essa é uma das premissas das IAs atualmente: o aprendizado constante. Por meio de interações com usuários, o SearchGPT aprende e melhora continuamente, refinando suas respostas e ajustando a relevância das informações fornecidas.
Como o SearchGPT afeta o tráfego e posicionamento de um site?
Agora começa a ficar interessante pois, conforme a adoção do SearchGPT vai avançando entre os usuários, seu uso pode afetar sites de diversas formas.
Adaptação à redução de cliques
Uma característica do SearchGPT é oferecer respostas completas diretamente na interface de pesquisa. Isso pode fazer com que sites simplesmente percam tráfego mesmo que sejam citados nas respostas da busca.
Esse pode ser um impacto negativo principalmente se o tráfego vem de conteúdos muito simples ou curtos. Para contornar isso sugiro que adapte sua estratégia atentando aos seguintes tópicos:
- Otimize o conteúdo para perguntas específicas, aumentando as chances de ser citado;
- Crie materiais que aprofundem o tema, como guias, tutoriais e estudos aprofundados, que incentivem os usuários a visitar seu site para explorar mais;
- Utilize schema markup para destacar elementos de interesse do seu público, como FAQs, avaliações e listas.
A Relevância da qualidade do conteúdo
Em meus testes, percebi que o SearchGPT prioriza conteúdos que sejam claros, bem estruturados e confiáveis. Para que seu site seja citado como uma referência, é crucial que atenda alguns pontos:
- Investir em artigos bem escritos e com informações completas;
- Usar uma linguagem acessível, mas profissional, que transmita autoridade;
- Incorporar dados, estatísticas e estudos confiáveis para enriquecer os conteúdos. Muitas respostas do SearchGPT continham dados na url da fonte.
Um conteúdo totalmente comercial pode ter mais dificuldade para ser exibido no SearchGPT do que em um buscador tradicional.
Transparência e confiança
O SearchGPT tende a preferir fontes que pareçam confiáveis, isso significa que:
- Sites com maior autoridade no assunto abordado terão preferência sobre os demais;
- Seu site deve transmitir confiança, com informações verificáveis e precisas;
- É fundamental otimizar as páginas com metadados claros, links para fontes confiáveis e um design que inspire credibilidade;
- Praticas danosas como clickbait ou uso de informações desatualizadas provavelmente não serão exibidas, pois o modelo privilegia fontes com histórico consistente de qualidade comprovada.
Como otimizar seu site para ser usado como fonte no SearchGPT
Agora que entendemos sobre as características e funcionamento do SearchGPT vou listar algumas dicas de otimização com base nos conteúdos atualmente disponíveis e em algumas centenas de testes que realizei, afim de aumentar as chances de um site ser citado pela plataforma.
Produza conteúdo de alta qualidade
Se você chegou até aqui, provavelmente sabe que eu nem precisava falar sobre isso, certo? Conteúdo de alta qualidade vale para tudo no universo do tráfego orgânico e no SearchGPT não seria diferente. Então, certifique-se de que seu conteúdo:
- Seja útil de verdade;
- Seja informativo e bem estruturado;
- Responda a perguntas específicas que usuários possam fazer;
- Esteja atualizado e seja baseado em fontes confiáveis, como de especialistas.
Use linguagem natural
Adapte seu conteúdo para ser compreendido em linguagem natural. O SearchGPT favorece sites que apresentam informa ções em formato de pergunta e resposta, semelhantes a diálogos (tentei fazer um pouco disso neste artigo, percebeu?)
Exemplo:
Pergunta: “Como plantar tomates em casa?”
Resposta: “Plantar tomates em casa é simples. Primeiro, escolha sementes de boa qualidade…”
Forneça Dados Confiáveis
Cite fontes confiáveis dentro do seu conteúdo. Isso aumenta a chance de o SearchGPT reconhecer sua página como uma referência legítima. Use links de saída se precisar, a maior parte dos resultados que testei tinham algum link de saída para uma referência que complementava a busca.
Melhore a experiência do usuário
Outra dica básica que vale em qualquer situação, garanta que seu site seja:
- Rápido para carregar;
- Otimizado para dispositivos móveis;
- Fácil de navegar.
Use dados estruturados
Use marcações de dados (como Schema.org) para ajudar o SearchGPT a entender melhor o conteúdo do seu site. Isso facilita a indexação e aumenta suas chances de ser citado.
Atualize Conteúdo Regularmente
Conteúdo desatualizado pode prejudicar sua relevância. Mantenha seus artigos atualizados para refletir as informações mais recentes sobre determinado assunto. Mais uma dica que vale para qualquer estratégia de tráfego orgânico.
Percebeu que se você já faz um bom SEO em seu site, já tem a maior parte das características recomendadas para ser citado no SearchGPT?
Limitações do SearchGPT
O SearchGPT pode parecer muito completo e útil mas a verdade é que ainda possui diversas limitações que desestimulam que estratégias de marketing digital sejam elaboradas pensando nele. Provavelmente não veremos por enquanto especialistas em “SEO para Search GPT”.
Além das limitações podemos destacar que a ferramenta ainda está longe de ser finalizado e provavelmente a OpenAI vai mudar muito do seu funcionamento nos próximos anos, com base nas evoluções tecnológicas e adoção dos usuários.
Para ficar um pouco mais claro, listei algumas das limitações que pude perceber:
Dependência de dados confiáveis: Se você é a fonte do dado que está publicando provavelmente não será considerado como confiável.
Baixa taxa de cliques: Como as respostas são completas, os usuários muitas vezes simplesmente não terão motivos para clicar nos links citados.
Viés no banco de dados: Como todo modelo de IA, o SearchGPT pode refletir vieses presentes nos bancos de dados.
O Futuro do SearchGPT
E o que esperar do futuro do SearchGPT, afinal? Acredito que estamos bem longe de saber se o Search GTP veio para substituir o Google ou simplesmente fazer com que evolua e fique melhor para não perder mercado.
Depois de muita análise e testes, entendo que o SearchGPT atualmente é mais parecido com um assistente pessoal como deveriam ser a Alexa ou a Siri do que com um mecanismo de busca tradicional”.
Respostas ainda mais adaptadas às necessidades individuais dos usuários são o caminho natural de toda IA e isso deve continuar avançando mas acredito que em breve termos algum tipo de integração com assistentes virtuais para fazer melhor proveito dessa característica. Será que acerto?
Por fim, acredito que as empresas poderão em algum momento focar seus esforços para posicionar no SearchGPT, seja através de anúncios pagos para exibir suas marcas de maneira contextual ou conteúdo orgânico mesmo.
Lembre-se que a chave para o sucesso é adaptar-se as ferramentas e tendências do mercado. Se o SearchGPT se tornar um concorrente à altura do Google não veja isso como um problema, mas como uma nova oportunidade.
Por fim, a melhor dica que eu posso oferecer para você ser citado pelo SearchGPT é seguir com um bom projeto de SEO. Com as estratégias certas, seu site pode não apenas aparecer no SearchGPT, mas também se destacar como uma fonte de autoridade para seu público.